In�cio

Sobre Nós

Serviços |

Catalógo |

Tundavala On


ACADEMIA

"CRIATIVIDADE E INOVAçãO"

Inventores de “mentes cheias” de soluções

Ideias criativas e inovadoras dos estudantes do ensino médio e superior atraíram atenção dos visitantes


Sexta-feira, 29 de Junho de 2018
Por: Mucuta Mukhuta



Os estudantes de instituições públicas e privadas na Huíla, presentes na 5ª Feira do Inventor, mostraram, hoje, no Lubango, que têm “mentes cheias” de soluções inovadoras para o desenvolvimento tecnológico, social, económicos e cultural.

As ideias transformadas em projectos estão, durante todo dia, expostas em protótipos no jardim adjacente ao Grande Hotel da Huíla. A feira foi promovida pelo gabinete provincial da Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Universidade Mandume ya Ndemofayo.

Propostas inovadoras para os sectores da saúde, agricultura, tecnologia e engenharia ressaltaram à vista durante o evento, aberto pela vice-governadora da Huíla para o sector Político, Social e Economia, Maria João Chipalavela.

Os 30 expositores atraíram a atenção do público com protótipos focados nos domínios da construção civil, energias renováveis, tecnologia de produção agrícola, exploração mineira e electricidade.

Muitos projectos são viáveis e precisam de financiamento de investidores nacionais ou estrangeiros para saírem do papel. A vice-governadora da Huíla criticou a ausência de empresários locais na feira que teve como um objectivo facilitara a integração entre os homens de negócios e os inventores.

Maria João Chipalavela disse que os projectos dos jovens devem ser aproveitados e apoiados pelos investidores para estimular a inovação tecnológica e a industrialização da província.

Esta é a 5ª edição da Feira do Inventor e Criador na província da Huíla. Os vencedores das distintas categorias vão representar, em Setembro, a província no evento nacional.


Compartilhar:





QUEM FOI DACK-DOY?

A actividade difícil que torna tudo mais fácil

“Ecos do turismo em Angola” mostra riqueza natural do país

Nova geração de jovens líderes africanos

A febre de doenças conjunturais

O pão que 'mata' enteados em Luanda

Fique atualizado. Colabore. Envie o seu conteúdo

Tundavala-AudioVisuais © 2019